Hotéis e outros Edifícios de Alojamento
Para o Gestor de Hotelaria ou de outros edifícios de alojamento, a experiência e conforto do hospede é fundamental. As pessoas regressam e recomendam locais onde se sentiram bem e onde foram bem recebidos.
Mas o conforto e bem estar tem um custo energético muito elevado. A fatura energética é habitualmente a segunda mais cara a seguir aos recursos humanos.
Por esse motivo uma correta gestão energética e atenção ao conforto do utilizador são fundamentais.
Gestão energética dos quartos
A utilização de energia nos quartos deve ser realizada assegurando o conforto do utilizador e sem que ele se aperceba de pequenas alterações de climatização que reduzem substancialmente o consumo de energia. A temperatura de conforto só deve ser mantida quando o quarto está ocupado.
A atribuição de quarto ao hóspede deve ser automaticamente sugerida na receção de acordo com o consumo de energia necessário para alcançar o nível de conforto do utilizador (fachadas diferentes têm exposição solar distinta e por isso condições de recuperação de conforto distintas).
Iluminação confortável e segura
Uma adequada gestão da iluminação dos espaços comuns, permite estabelecer diferentes ambientes de acordo com a utilização do espaço e com a contribuição da luz natural. A iluminação artificial só deve ser usada quando estritamente necessária para reduzir o consumo de energia mas assegurar sempre níveis mínimos de luminosidade para não criar uma sensação de desconforto ao utilizador.
Muitas vezes as pessoas passam apenas uma ou duas noites no Hotel. É fundamental que a operação quer da iluminação quer da climatização no quarto seja simples e intuitiva.