Edifícios de Comércio
Está estudado que as condições de iluminação e a qualidade do ar, bem como os sentidos olfativos podem influenciar a forma como fazemos compras. Hoje o comércio tem uma grande preocupação com o ambiente lumínico transformado os pontos de venda em “pontos de experiência”, onde a luz é usada para criar experiências emocionais. Um lugar onde ideias e desejos emergem. Mas muito mais importante, um lugar onde se constrói uma ligação pessoal com o consumidor.
Iluminação regulável
Regulando a intensidade luminosa e alterando a temperatura de cor, é possível acentuar produtos, modelar espaços para melhorar a experiência do consumidor e incentivar ao consumo. Ao mesmo tempo, a iluminação e o consumo de energia associado podem ser reduzidos.
Replicação de ambientes
Os sistemas de automação de iluminação permitem replicar os mesmos ambientes vezes sem conta com um simples toque de um botão. Um restaurante precisa criar habitualmente 4 ambientes distintos utilizando dezenas de circuitos de iluminação distintos: almoço, jantar, festa e limpeza. Através de 4 botões simples e facilmente identificáveis ou mesmo através de comandos automáticos calendarizados, estes ambientes estudados e definidos pelo “Light designer” ou decorador, podem ser replicados vezes sem conta por qualquer funcionário.
Manutenção preventiva
Nada mais problemático num comércio que o cliente não se sentir bem vindo e confortável no espaço. Uma infraestrutura com iluminação deficiente, ou com temperaturas desconfortáveis ou odores desagradáveis retraem o consumo e a repetição do consumidor. Os sistemas de automação auxiliam a manutenção preventiva e emitem relatórios de erros para correção imediata.