MCS na Portugal Smart Cities Summit 2024

Uma das componentes fundamentais do conceito Smart Cities é a Energia e muito em especial a Eficiência energética dos Edifícios.


Sendo a Eficiência Energética dos edifícios o principal objetivo da MCS, achamos que fazia todo o sentido a nossa participação na feira “Portugal Smart Cities Summit” que decorrerá de 8 a 10 de Outubro na FIL, aproveitando a oportunidade para a MCS dar a conhecer ao mercado as soluções e serviços que disponibiliza.


A pobreza energética continua a ser um grande desafio para a União Europeia e claro está para Portugal.

Globalmente, os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo total de energia da UE e por 36% das emissões de gases com efeito de estufa provenientes da produção de energia. A Comissão Europeia propôs, no Plano de Ação para o Clima 2030, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa na UE em, pelo menos, 55% até 2030, em comparação com 1990. A eficiência energética é uma componente essencial da ação, sendo o sector da construção uma das áreas em que os esforços devem ser intensificados. Para alcançar estes objetivos, a UE deve reduzir, até 2030, as emissões de gases com efeito de estufa dos edifícios em 60%, o seu consumo final de energia em 14% e o consumo de energia para aquecimento e arrefecimento em 18%.


Por outro lado, estamos a assistir a uma das revoluções mais importantes na transição energética: da produção centralizada de energia à custa de combustíveis fósseis, para a produção descentralizada à custa de energias renováveis. De uma mobilidade realizada à custa de diesel e gasolina para uma mobilidade cada vez mais eletrificada. Tudo isto tem vindo a criar desequilíbrios nas redes de distribuição de eletricidade, que só são possíveis de colmatar se os edifícios passarem a fazer parte da solução, interagindo com a Smart Grid, aumentando a carga quando há necessidades de consumir quando há excesso de energia e deslastrando cargas quando não há energia disponível. Isto só será possível se os edifícios tiverem capacidade de por uma lado gerirem as suas infraestruturas técnicas, e por outro lado interagir automaticamente com a rede de fornecimento de energia de forma automática.

Fornecendo soluções baseadas em sistemas Standard para o controlo e gestão de iluminação, de sombreamento e AVAC, baseados em tecnologias como o KNX, o DALI2 entre outras, a MCS equipa os edifícios com soluções à prova de futuro.


Venha conhecer as nossas soluções e os nossos serviços durante a feira “Portugal Smart Cities Summit” e visite-nos no setor Energia. Teremos connosco alguns dos especialistas das nossas representadas que poderão dar a conhecer algumas das mais recentes inovações do mercado, bem como algumas surpresas e ofertas. Estamos à sua espera, venha nos visitar.