Edifícios Escritórios
A automação das infraestruturas de escritórios, hoje não está apenas preocupada com a Eficiência Energética, mas também com a Eficiência Operacional e as questões de salubridade dos ocupantes. Pessoas saudáveis não faltam ao trabalho, boas condições de trabalho são motivadoras e tornam as pessoas mais produtivas.
Eficiência Energética
A utilização de energia apenas quando ela é necessária, utilizando detetores de presença que asseguram que a iluminação apenas funciona quando necessária e compensando a contribuição da luz do dia dento do edifício, utilizando a climatização no nível de conforto apenas quando as salas estão ocupadas, são algumas das soluções simples utilizadas mas que permitem obter reduções dos consumos de energia superiores a 50%.
Melhoria da Produtividade
Trazendo para dentro do edifício as condições de iluminação similares ao que acontece no exterior é possível melhorar o ciclo circadiano dos utilizadores e consecutivamente a sua saúde. Também a qualidade do ar interior, em temperatura, humidade e níveis de co2 permitem assegurar melhores condições de trabalho. Isto tem como consequências a redução do absenteísmo e o aumento da produtividade.
Eficácia da Manutenção
O paradigma da iluminação artificial mudou. Hoje praticamente só utilizamos iluminação LED, mais eficiente e duradora, mas quando é necessário substituir um equipamento defeituoso, não substituímos apenas uma lâmpada mas toda a luminária. E esta troca tem que ser realizada por um técnico.
A manutenção programada, a deteção de defeitos automática, fazem parte da gestão operacional que assegura a continuidade de serviço das instalações e as condições de trabalho adequadas para os utilizadores do edifício.