ADENE lança formação na área dos edifícios inteligentes no âmbito do projeto SRI2MARKET

A inteligência dos edifícios é um fator cada vez mais importante para promover um maior conforto e saúde dos seus ocupantes e a gestão da energia de forma mais eficaz e com melhor informação . A ADENE promove diversas iniciativas nesta área, nomeadamente a participação em projetos de inovação relacionados com o Smart Readiness Indicator (SRI) ou Indicador de Aptidão às Tecnologias Inteligentes, o curso Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios (SACE), promovido pela Academia ADENE, ou a gestão desta componente no Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE).

Nesse sentido, a Agência para a Energia lança agora a plataforma E-learning SRI no âmbito do projeto SRI2MARKET.

Uma das ferramentas disponíveis para fomentar a inteligência nos edifícios é, precisamente, o SRI: uma iniciativa da Comissão Europeia que se encontra plasmada na atual Diretiva Europeia para o Desempenho Energético dos Edifícios (Diretiva (UE) 2024/1275). O SCE também prevê a possibilidade de inclusão deste indicador, nomeadamente no despacho que define os conteúdos do certificado energético (Despacho n.º 6476-A/2021). O SRI está ainda previsto na estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios, nomeadamente no Eixo de Atuação 2 – Edifícios Inteligentes (Resolução do Conselho de Ministros n.º 8-A/2021).

Na revisão da diretiva, publicada em maio de 2024, está contemplado que, após uma fase de testes, o SRI se torne obrigatório a partir de 2027, para edifícios com potência nominal global superior a 290 kW. A metodologia SRI classifica a aptidão dos edifícios à adoção de tecnologias inteligentes pela sua capacidade em executar três funcionalidades fundamentais:

Otimizar a eficiência energética e o desempenho geral em operação;
Adaptar o seu funcionamento às necessidades dos ocupantes;
Adaptar o seu funcionamento de acordo com os sinais da rede de distribuição de eletricidade (para promover mecanismos de flexibilidade à procura de energia).
A aplicação do SRI, ao nível de cada Estado-Membro e a nível europeu, dar-nos-á uma imagem do estado atual do parque edificado em termos da sua aptidão para as tecnologias inteligentes e capacidade para interagir com os ocupantes dos edifícios e as redes, assim como da utilização de tecnologias inteligentes para uma gestão energética mais eficaz. Os resultados das avaliações irão fornecer aos decisores políticos os dados necessários para implementar políticas que promovam, de forma eficaz, a aplicação das tecnologias inteligentes nos edifícios. O objetivo é também preparar os edifícios para um cenário de transição energética em que uma maior contribuição de fontes renováveis intermitentes implica a necessidade de um parque imobiliário flexível, capaz de contribuir para o equilíbrio do sistema.

Do ponto de vista dos técnicos, esta metodologia pode ser uma ferramenta poderosa para recomendar medidas de melhoria em relação aos Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios (SACE) que podem fornecer soluções rentáveis para melhorar a eficiência energética, mas também para preparar os edifícios para o futuro cenário de transição energética, melhorando ao mesmo tempo o conforto e bem-estar dos ocupantes do edifício. Ao mesmo tempo, o SRI capacitará os utilizadores finais (proprietários, inquilinos e ocupantes de edifícios) fornecendo-lhes informações sobre a aptidão para as tecnologias inteligentes dos seus edifícios, incluindo a capacidade de desenvolver uma autoavaliação.

Se está interessado em saber mais sobre a inteligência dos edifícios, inscreva-se na plataforma E-learning SRI, cujo lançamento oficial ocorreu a 21 de maio. Este curso é totalmente gratuito e permitirá a qualquer interessado aumentar os seus conhecimentos na área da inteligência dos edifícios, incluindo muitos dos conceitos associados aos requisitos relativos aos Sistemas de Automatização e Controlo dos Edifícios (SACE). Poderá fazer as suas próprias avaliações SRI e ser parte da comunidade que ajudará a testar e a construir a metodologia deste indicador em Portugal. Para aceder aos conteúdos basta inscrever-se em https://learning.sri2market.eu.

Este curso assíncrono, online, permitirá a cada formando finalizar as várias etapas ao seu ritmo, de forma autónoma, e é suportado pelo projeto SRI2MARKET – Paving the way for the adoption of the SRI into national regulation and market, do qual a ADENE é parceira, sendo cofinanciado pela Comissão Europeia através do programa LIFE.

O projeto apoiará os Estados-Membro na integração do SRI na regulamentação e nos mercados nacionais, para que todas as partes interessadas reconheçam os benefícios de tornar os seus edifícios mais inteligentes. O projeto utilizará ainda a experiência de países que estão mais avançados na implementação do SRI, como, por exemplo, Áustria e França, de forma a apoiar aqueles que estão a iniciar as suas fases de teste e/ou que estão mais motivados para incentivar melhorias na inteligência dos edifícios, como Portugal, Espanha, Croácia e Chipre.

Mais informação em: SRI2MARKET – (adene.pt) e no vídeo sobre o projeto.

Artigo original em: https://www.adene.pt/adene-lanca-formacao-na-area-dos-edificios-inteligentes-no-ambito-do-projeto-sri2market/